A importância do planejamento familiar e avaliação pré-concepcional

É possível se planejar para a gravidez e evitar imprevistos?

Sim, é possível se planejar para a gravidez. A gravidez é um grande passo em nossas vidas e envolve nossa saúde. O corpo irá passar por muitas transformações, sejam elas físicas, emocionais, ou hormonais e o preparo do organismo para esse momento é muito importante. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 20% dos casais apresentam casos de infertilidade. Realizar uma consulta pré-concepcional pode evitar muitas frustrações e antes será possível iniciar qualquer tipo de tratamento. 

Avaliação Pré-Concepcional

Antes de engravidar orientamos que o casal busque por uma avaliação com médicos especializados. É muito importante realizar os exames clínicos, como exames físicos, de laboratório e de imagem.

Dessa maneira, é possível identificar possíveis alterações que podem ocorrer, como diabetes, pressão alta, doenças da tireoide, endometriose, miomas. Essas alterações podem dificultar as tentativas de gravidez ou até causar complicações durante a gestação.

Avaliação Masculina

A avaliação masculina é extremamente importante, pois esse tipo de alteração pode estar presente em quase metade dos casos de fertilidade. De todos os casos de infertilidade apresentados, estima-se que 40% são por fator masculino (OMS).

Avaliação Nutricional

Aproveitamos as consultas pré-concepcionais para realizar uma avaliação nutricional. Caso sejam identificadas alterações nas vitaminas podemos fazer uma reposição ou ajustes na alimentação, por exemplo.

Orientação e tratamento

Após verificarmos todos os exames, orientamos o casal sobre o período fértil e sobre o preparo para a gravidez, para que tudo seja o mais natural e saudável possível.

Caso os exames apontem alguma dificuldade de engravidar e possíveis causas de infertilidade, indicaremos o melhor tratamento para o seu caso.

Conte com uma equipe altamente qualificada e especializada e agende a sua avaliação pré-concepcional.