4 fatores que prejudicam a fertilidade da mulher

Para muitas mulheres, o sonho de ser mãe começa bem cedo. Mesmo que a ideia possa amadurecer ao longo dos anos, esse pensamento permanece até que seja concretizado. 

No entanto, existem muitos fatores que prejudicam a fertilidade e com isso, diminuem as chances de gravidez. Se você é tentante ou deseja ter um filho em algum momento de sua vida, acompanhe esse artigo e descubra quais são esses fatores e como “contorná-los” para aproveitar o período reprodutivo da melhor maneira possível. 

1- Cafeína em excesso 

O ideal é a ingestão, ao longo do dia, de duas xícaras pequenas de café ou qualquer outra bebida que contenha cafeína , pois essa substância diminui a absorção de ferro e cálcio e prejudica o processo de ovulação, além de desestabilizar o ciclo menstrual (o que dificulta a identificação do período fértil, que é o momento mais indicado para ter relações sexuais). 

2- Problemas hormonais 

Dentre os problemas hormonais mais comuns podemos citar: distúrbios na tireoide, distúrbios hipofisários, falência ovariana. Recomendamos a visita a um endocrinologista pelo menos uma vez ao ano, mesmo que você não esteja tentando engravidar. 

Vale lembrar que alguns hormônios são fundamentais durante o período reprodutivo da mulher, bem como na fase gestacional. São eles: 

  • Hormônios gonadotrofinas LH e FSH: estimulam os ovários, respectivamente, na ovulação e na maturação dos óvulos. 
  • Progesterona, fundamental para a fertilidade e amamentação: melhora o ambiente uterino para melhor fixação e desenvolvimento do embrião
  • Testosterona, o hormônio que regula o desejo sexual: os níveis de testosterona sobem nos dias prévios à ovulação favorecendo as chances de gravidez.
  • Estrogênio, o principal hormônio sexual feminino: esse hormônio age na anatomia, nas células e no comportamento feminino
  • Prolactina, fundamental durante a amamentação: responsável pela produção do leite materno através das glândulas mamárias. Além disso, contribui para o equilíbrio do sistema reprodutivo. 

3- Doenças no aparelho reprodutor 

Veja a seguir duas causas que podem diminuir a fertilidade feminina. 

  • Doença inflamatória pélvica

Trata-se de uma inflamação no aparelho reprodutor feminino, causada por microorganismos que têm a vagina como porta de entrada, e é, em geral, consequência de infecções sexualmente transmissíveis não tratadas ou tratadas incorretamente.

  • Endometriose

Por ser uma doença que atinge diretamente o sistema reprodutor da mulher, é um dos principais fatores relacionados a infertilidade feminina. O endométrio (camada mais interna do útero) está presente em lugares não habituais, como ovários, intestino, bexiga, vagina. O sintoma mais comum é dor intensa durante a menstruação, seguida de sangramento irregular.

Vale ressaltar que a infertilidade, em sua maioria, é decorrente de causas possíveis de tratamento. Alem do diagnóstico e da abordagem do médico, você ainda pode participar desse cuidado através de melhorias na alimentação e prática de atividade fisica. Isso porque a mudança de estilo de vida exerce influência direta sobre as chances de engravidar.

4- Estresse

Quando o corpo está estressado ele libera cortisol, que pode interferir nos hormônios reprodutivos responsáveis pela ovulação. Mulheres com altos níveis da enzima alfa-amilase, que se trata de um indicador biológico do estresse encontrado na saliva, possuem 29% menos chances de engravidar a cada ciclo em comparação àquelas com baixas concentrações da substância. 

Vimos que existem muitas causas para a baixa fertilidade nas mulheres, mas ao mesmo tempo, existem muitos recursos para fazer o organismo funcionar melhor, aumentando as chances de uma futura gravidez. De qualquer forma, sabemos como esse sonho de ser mãe é um marco na vida de muitas famílias e estamos aqui para oferecer um tratamento humanizado e acolhedor.

A Androlab tem atuado com investimento em alta tecnologia, infraestrutura e uma equipe multidisciplinar preparada para oferecer soluções personalizadas, práticas e rigorosamente comprometidas com a ética médica. Venha nos conhecer!