top of page

Doação de óvulos e embriões

Doação de Óvulos

A doação de óvulos é quando uma mulher doa, anonimamente, óvulos produzidos em seu ovário.

Óvulos doados podem ser direcionados a casais homoafetivos formados por homens; nestes casos, os óvulos da doadora são fecundados com o sêmen de um deles e os embriões resultantes transferidos para a mulher cedente temporária de útero.

No Brasil, a doação de óvulos segue normas regulamentadas pela ANVISA e pelo Conselho Federal de Medicina e é possível para mulheres de até 37 anos que possuam os dois ovários, boa reserva ovariana, avaliação clínica e exames favoráveis.

No ciclo de doação, a doadora fará uso de medicações para induzir os ovários a liberarem um número maior de óvulos naquele mês. Durante o tratamento, a paciente será monitorada por ecografia e, em média, após 10 dias de acompanhamento, os óvulos serão coletados por aspiração, via ecografia transvaginal, classificados pela embriologista e os viáveis poderão ser doados em sua totalidade ou divididos.

Uma mulher pode doar com os seguintes propósitos:

  1.  Somente para beneficiar, anonimamente, alguém.

  2.  Para buscar a própria gravidez pelas técnicas de Reprodução Assistida, na chamada doação compartilhada.

  3.  Para preservar sua fertilidade enquanto jovem. Criopreservando a sua parte dos óvulos obtidos, a doadora mantém a qualidade que sua idade proporciona aos seus óvulos, deixando para fecundá-los somente quando estiver certa que deseja buscar sua gravidez.

Enfim, dedicando algumas horas de seu dia por um período de 12 dias, você pode praticar um ato de amor, colhendo frutos de gratidão e felicidade, de forma anônima.

Nos procure para maiores informações. Como Clínica da Fertilidade, intermediamos estes compartilhamentos de forma ética, colaborando para o aumento da felicidade das partes.

 

Dúvidas frequentes:

 

1.Quantas vezes irei à clínica durante o tratamento?

Virá numa primeira consulta e no retorno com resultados de exames para a definição do cadastro. No período do tratamento proposto, virá, ao menstruar, para exames, após em média 5 dias de remédio e nos últimos 7 dias de tratamento mais umas 3 vezes.

 

2.No dia da coleta de óvulos preciso ficar o dia todo na clínica?

No dia da coleta ficará meio período conosco, geralmente no período da manhã, sendo liberada apenas com acompanhante, já que terá sido submetida à anestesia.

 

3.Não sou de Curitiba, depois da aspiração de óvulos posso voltar para minha cidade?

Sim, após concluirmos que está tudo bem, poderá voltar à sua cidade com acompanhante.

 

4.Estou buscando minha própria gravidez. No dia da transferência do meu embrião, preciso ficar o dia todo na clínica?

No dia da transferência, ficará na clínica, em média, por 1 hora sendo liberada após a transferência do embrião, podendo exercer suas atividades normalmente. Só não indicamos exercícios de alta intensidade.

 

5.Se eu escolher criopreservar minha parte dos óvulos, quando poderei usá-los?

Hoje, a preservação da fertilidade é oferecida àquelas mulheres que no momento não tem o projeto da gravidez e almejam todas as realizações pessoais antes desta busca. Você poderá decidir fecundá-los no momento da vida em que for ideal. Lembrando que a partir da criopreservação você será responsável por eles até quando desejar utilizá-los.

 

6.Se eu criopreservei meus óvulos e decidi que não irei usá-los, o que faço?

Você poderá doá-los a qualquer momento, desvinculando-os de sua responsabilidade ou até mesmo decidindo descartá-los.

 

7.A doação de óvulos traz prejuízo para os meus ovários?

Não. Todos os meses os ovários disponibilizam alguns óvulos, escolhendo apenas um para crescer, e os demais deixarão de existir. Uma indução ovariana com uso de medicamentos tem o papel de recrutar todos os óvulos disponibilizados naquele mês. Portanto, a doação não trará prejuízos para os ovários, ou para sua vida reprodutiva, e nem antecipará o término de sua reserva ovariana.

Doação de Embriões

A doação de embriões é um gesto solidário que permite que casais ou mulheres que enfrentam dificuldades para engravidar possam realizar o sonho de formar uma família. Os embriões doados geralmente são aqueles gerados em tratamentos de reprodução assistida e não utilizados pelo casal doador, sendo disponibilizados para outras pessoas com consentimento informado. Esse processo envolve critérios éticos e legais, garantindo segurança e transparência tanto para os doadores quanto para os receptores. Com isso, a doação de embriões representa esperança e a chance de vida para muitas famílias.

Venha nos conhecer!

Nossa equipe está empenhada a lhe atender. A Androlab tem como diferenciais a sua equipe de profissionais e a sua estrutura clínica-laboratorial em todas as áreas da Reprodução Assistida. Agende sua consulta de avaliação para um plano de tratamento personalizado.

bottom of page