R. Bom Jesus, 758 - Juvevê - Curitiba - PR

Teste de fragmentação de DNA espermático

O teste de fragmentação de DNA espermático é um exame complementar ao espermograma, que tem como objetivo quantificar a porcentagem de espermatozoides que possuem o DNA fragmentado. Mesmo indivíduos com espermograma normal podem apresentar resultado alterado nesse teste. Vários estudos demonstram que homens com infertilidade inexplicada ou idiopática apresentam um aumento do índice de fragmentação em relação à homens férteis.

As causas são variadas:

  • varicocele
  • idade avançada
  • infecção genital
  • tabagismo
  • e outros fatores

Até mesmo a profissão ou estilo de vida pode afetar a fragmentação do DNA espermático.

Para o paciente, a realização do exame é similar a uma coleta para espermograma. O paciente deve comparecer à ANDROLAB, onde irá realizar a coleta em uma sala privativa e própria para esse exame.

A avaliação é feita através de um kit comercial utilizando a técnica de Teste da Dispersão da Cromatina Espermática (SCD). Os espermatozoides são fixados em uma lâmina e passam por uma série de soluções de desnaturação e lise. Após esse processo, as lâminas são coradas e a leitura é realizada em um programa automatizado. O programa irá diferenciar os espermatozoides fragmentados (ausência ou presença de pequenos halos) dos não fragmentados (presença de halos médios ou grandes) e realizar a análise. O valor de referência para esse exame é de menos de 30% de espermatozoides fragmentados.

Ficou com alguma dúvida sobre esse exame? Entre em contato conosco!

Venha conhecer de perto!

Nossa equipe está empenhada a lhe atender. A Androlab tem como diferenciais a sua equipe de profissionais e a sua estrutura clínica-laboratorial em todas as áreas da reprodução assistida. Faça uma consulta e avaliação conosco para um plano de tratamento pessoal e conheça os nossos funcionários amigáveis e profissionais.

Agende sua Avaliação