R. Bom Jesus, 758 - Juvevê - Curitiba - PR

Recuperação de espermatozoides móveis (REM)

Após a ejaculação na relação sexual o muco cervical da mulher age como um filtro para selecionar os espermatozoides viáveis e barrar a passagem dos inviáveis e do plasma seminal.

O exame de recuperação de espermatozoides móveis (REM) é uma técnica que substitui esta função do muco cervical, possibilitando a avaliação da qualidade dessa seleção, ou seja, quantos espermatozoides viáveis são recuperados. Além disso, o exame ajuda a prever como será essa recuperação durante a realização das técnicas de Reprodução Assistida (Inseminação Intrauterina e Fertilização In Vitro ou ICSI). Nestes tratamentos, tendo em vista que o ejaculado não passará pelo muco cervical, os espermatozoides recuperados por uma técnica de REM é que são utilizados no procedimento.

A coleta é semelhante a uma coleta para espermograma. O paciente deverá comparecer à ANDROLAB, onde será encaminhado para uma sala própria. Por masturbação, o paciente coleta o ejaculado em um frasco estéril. Logo após a coleta, o frasco com a amostra é encaminhado ao laboratório de análises clínicas para avaliação.


A coleta pode ser realizada na mesma amostra coletada para o espermograma?

Sim, caso o médico tenha solicitado que o paciente realize o exame de espermograma e a recuperação de espermatozoides móveis, os dois exames podem ser analisados na mesma amosta. Ou seja, o paciente só precisará realizar uma coleta para os dois exames.

Venha conhecer de perto!

Nossa equipe está empenhada a lhe atender. A Androlab tem como diferenciais a sua equipe de profissionais e a sua estrutura clínica-laboratorial em todas as áreas da reprodução assistida. Faça uma consulta e avaliação conosco para um plano de tratamento pessoal e conheça os nossos funcionários amigáveis e profissionais.

Agende sua Avaliação